Projetos da turma



Arrecadação de livros

Nos dias 4 a 7 de março, a turma saiu pelas ruas arrecadando livros para enriquecer a biblioteca do CEMOA (Centro Municipal de Orientação ao Adolescente). O resultado foi maravilhoso, pois ao todo foram arrecadados 704 livros.
Essa experiência, de pedir livros de casa em casa, foi muito importante pra eu sentir na pele o que é trabalhar e como lidar com as pessoas.

Texto: Ana Gabriela



Sobre a atuação dos grupos nos projetos de "Ação Comunitária"
Todos os grupos tiveram grande atuação, o primeiro grupo a mostrar o seu trabalho foi o "Estrela do Amanhã", numa creche carente. O segundo foi o "Espelho do Futuro" no "Recanto dos Velhinhos", de Valinhos. Estes dois grupos puderam levar um pouco de alegria e divertimento para com o próximo. O terceiro grupo "Plante Vida", pôde demonstrar a solidariedade com o Meio Ambiente, fazendo o plantio de mudas e a reforma dos vasos do CEMOA, também fizeram uma palestra. O quarto grupo foi "Dia D+", trataram sobre o  projeto "Cata Bagulho", fizeram cartazes e uma palestra sobre a degradação do lixo na natureza, formas de reciclagem e formas de preservação. O quinto grupo "Biblioteca do Saber", que está em atuação na biblioteca, com a organização e o cadastramento dos livros, a "Semana da Biblioteca" e também estão dando mais "vida" aos murais informativos do CEMOA.



Creche Instituto Esperança 2



No dia 01/04/2010 proporcionamos um dia de diversão, felicidade e solidariedade no instituto Esperança, que é uma entidade muito carente na cidade de Valinhos.
Os participantes do grupo são: Damaris, Jaqueline, Jocelia, Luana, Rangel e Daiane. Nós participamos com muito entusiasmo, fizemos teatros e levamos comes e bebes. Realizamos também arrecadações de 150 brinquedos.
E com esse ato que realizamos, descobrimos como faz bem ajudar ao próximo.

Abaixo, fotos da nossa visita.



Visita ao Recanto dos Velhinhos



No dia 08/04 nós visitamos o recanto, foi uma experiência muito marcante, pois muitos idosos se emocionaram e nós também.
Nós do projeto "Espelhos do futuro" e os alunos do P.E.T (Programa Educação para o Trabalho) fizemos uma arrecadação de produtos de limpeza, também contamos com a ajuda da nossa docente Paula.
Os idosos nos receberam muito bem e até viraram crianças quando nós aplicamos uma dinâmica de integração. Eles brincaram com a bexiga junto com os alunos do curso. Todos nós sabemos que o futuro é incerto, mas se chegarmos aos 60 anos queremos ser cheios de vida como os idosos do "Recanto dos velinhos".

A seguir, fotos das visita.


Projeto Plante Vida



No dia 15 de abril, os alunos Elcio, João, Wilson, Flavia, Manoela, Dennis, Lucas P e Lucas Z realizaram o projeto: "Plante Vida", para manter o ambiente do CEMOA agradável e verdinho, todos da turma ajudaram e plantaram novas mudas, compraram novos vasos para enfeitar o CEMOA.
Esperamos que todos do CEMOA ajudem a cuidar das novas plantas, não joguem lixo, chiclete, bituca de cigarro nos vasos. Nós do Programa Educação para o Trabalho agradecemos.

Fotos:


 






Projeto "Dia D+"

No dia 14 de Abril os alunos, Carlos, Hitalo, Marco, Mauro, Eliseu e  Cassio, coordenaram um plano de ação para a melhoria da comunidade.
O grupo teve a iniciativa através de palestras de concientização.
  Disse o grupo:
  - Nosso maior foco foi o meio ambiente que para  preservar a nossa comunidade fizemos o plano de ação "Dia D+".
Nossa prioridade foi mostrar às pessoas o quanto é importante manter a cidade limpa, os beneficios que podem ser transmitidos, a prevenção de doenças como por exemplo a dengue, e também o acumulo de entulho de lixo, que atrai insetos.
 Nosso plano foi uma iniciativa de cooperação, já que foi pensado através do projeto da prefeitura (Operação Cata Bagulho).Isso foi um meio de mostrar à comunidade valinhence que é preciso parar e pensar para preservar o nosso planeta.




 
 Projeto:

A arrecadação de livros no começo do curso foi o começo de uma longa jornada, pois foi dela que surgiu a ideia de arrumarmos a biblioteca. Sete pessoas se uniram para que este projeto desse certo, são: Fernando, Taís Messias, Thaís Araujo, Mayara, Lennon, Joseildo e Ana Gabriela.
No começo vibramos com a ideia de conseguir livros novinhos, direto das editoras, mas o tempo era curto e acabamos não conseguindo nada, porém continuamos com a arrecadação de casa em casa e dos 704 livros que já tinhamos arrecadado, conseguimos o total de 1.500 livros de literatura em bom estado!
Começou o processo de cadastramento/tombamento de todos os livros, fícavamos a tarde no CEMOA para não perder aula de manhã, o grupo passou por tensões, mas a maior parte do tempo nos demos super bem e demos varias risadas.
Pequenos detalhes sempre nos atrapalhavam, a inauguração foi planejada e replanejada varias vezes, porém no fim o resultado foi positivo.
Fizemos palestras de conscientização a todos os alunos do CEMOA (tanto de manhã, quanto a tarde), foi um dia cansativo, mas valeu!!), fizemos também um super Concurso de Prosa e Poesia destinado aos alunos do período da manhã, recebemos muitas poesias lindas, foi até difícil escolher os vencedores que foram: a Beatriz com uma bela poesia sobre o meio ambiente e o Lucas com uma bela poesia sobre as cores.
A Inauguração da Biblioteca do Saber foi no dia 25/05/10 com a presença da ilustre artista e professora Simone Evaristo que nos proporcionou uma contação de histórias muito emocionante.
Este foi um projeto trabalhoso, porém com resultados de longo prazo, pois, com a nova biblioteca todos os alunos que atualmente estudam no CEMOA e os futuros alunos também poderão usufruir da magia da leitura.


Todo o PET nos ajudou num dia específico Palestra sobre leituraOs vencedores do concurso de Poesia


Marta cortando a fita


Esclarecendo o projeto



Simone contando histórias