Diário de classe




Semana de 02/02/10 até 05/02/10

Está semana da nova turma do Programa de
Educação para o Trabalho(novas conexões) foi
muito aproveitosa,podemos conhecer novas pessoas
e novos aprendizados,e podemos fazer isso de forma
muito divertida e com responsabilidade,com a orien-
tação da Paula.Conhecemos também o orientador
Luiz,que nos ensinou como comportar diante as
regras,e descobrir nossas qualidades,e muitas coisas
a mais.Depois desta semana de inicialização,esperamos
que possamos aprender muito mais coisas e conhecer
o que o mundo tem de bom para nos mostrar.

texto:Rangel

Semana de 08/02/10 até 12/02/10

   Está semana nós conhecemos a orientadora
Andréia,quentações teatrais dentro de sala
de aula.Ela nos mostrou vários meios de comuni-
cação,componentes da comunicação,formas de
comunicação e situações que causam a não
audiência.Dialogamos,debatemos e pensamos
sobre várias idéias,nós se  expressamos em di-
versos ambientes e aprendemos a trabalhr em
grupo.Contudo,trabalhar com a orientadora
Andréia está semana foi muito divertido.


texto:Rangel 


12 de fevereiro de 2010


Desenvolvemos uma atividade com diferentes meios de comunicação.
Os grupos foram divididos, cada um sendo responsável por um meio e a  aprendendo com os outros grupos de acordo com a transmissão. Logo depois,  discutimos as questões da transmissão da  mensagem, que na maioria das vezes não é bem recebida, pela falha de atenção do emissor e distração, entre outros fatores que provocam a má integração. Fizemos também uma dinâmica para prestarmos atenção no que realmente devemos ouvir. 




Semana de 18/02 até 26/02


Nesta semana tivemos aula com a Paula e a Andréia.
Na aula da Andréia lêmos dois textos:"Dá Para ser Feliz
no Trabalho" e "Emprego e Trabalho",também fizemos perg-
untas para estes textos.Vimos estilos de comunicações:es-
tilo agressivo,estilo passivo e estilo assertivo.Aprendemos
sobre comunicação gestual,na qual fizemos apresentações,
e também sobre alfabeto de sinais(LIBRA).Com a Paula,
estamos no bloco 2,que engloba "A Tecnologia no Traba-
lho" e "Redes Sociais e Desenvolvimento Local".Existem
três tipos de rede sociais: rede centralizada, rede descentra-
lizada e rede distribuida.



 Texto: Rangel



Visita à empresas no comércio de Valinhos


Na quinta-feira, dia 04/03/10, os alunos, divididos em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas, foram visitar estabelecimentos comerciais indicados pela professora Paula, para fazer uma entrevista sobre Comunicação.
Os principais tópicos da entrevista foram: Como funciona a comunicação interna da empresa (comunicação entre os funcionários), como funciona a comunicação externa (empresa com cliente) e como funciona a divulgação de sesu serviços.
Os alunos adquiriram muito conhecimento prático, vencendo receios, timidez e aprendendo a melhor forma de comunicarem-se com as outras pessoas.


Texto: Ana Gabriela 




Semana de 01/03 até 07/03 


   Nesta semana ocorreram várias coisas inovadoras para nós, novos aprendizados e novos conhecimentos. Estamos aprendendo com a Paula no bloco 2, Redes Sociais e Desenvolvimento Local, várias coisas vem retratando esse tema, lemos o texto "Uma Comunidade Ribeirinha".
 No dia seguinte nos dividimos em grupos, e cada grupo ficou responsável a ir em três empresas, escolhidas pela Paula. Foi muito interessante, aprendemos a nos comunicar com as pessoas. E nesse mesmo dia começamos o processo de arrecadação de livros. 
No dia 05-03 fomos atrás dos livros também, percorremos a cidade de casa em casa, de comércio em comércio, para poder arrecadar o máxímo de livros. Recebemos muitos "nãos", "nãos" que aprendemos a superar.
O dia 06/03, foi um dia muito especial para todos, foi o dia da inauguração do novo espaço "Bitenil Paixão Silva", no CEMOA-SENAC, com a participação do prefeito, vice-prefeito, governadores e secretários. Essa ampliação vai trazer mais oportunidades para os jovens.
No dia 07/03 corremos atrás de mais livros. Quando foi no dia seguinte, vimos que essa correria valeu a pena, pois conseguimos arrecadar mais de 700 livros.

Texto: Rangel


Semana (08-03 até 12-03)
 
  Nesta semana aprendemos com a Paula sobre Desenvolvimento Humano, no qual nos dividimos em grupos e fizemos uma pesquisa sobre: saúde coletiva, evolução da medicina assistencial, qualidade de vida, corpo ideal, alimentação na adolescência, saúde , I.D.H. (Índice de Desenvolvimento Humano) ,I.D.J. (Índice de Desenvolvimento Juvenil) ,C.I.P.A. (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Protocolo de Kioto, Manifesto 2000 e hábitos alimentares. 
Com base nessas pesquisas ,fizemos apresentação em sala de aula com cartazes (com papel que não agride o meio-ambiente), discussões e debates a respeito dos assuntos.
Ffoi muito legal e interessante. 
Lemos o texto: "Processo de Evolução do Conceito Saúde". 
Assistimos ao filme "Juno", que retrata a gravidez precoce na adolescência, e o aborto.

  Semana (15-03 até 19-03)


    Na segunda-feira tivemos a nossa 2ª atividade externa, nos dividimos em grupos, e cada grupo ficou  responsável em ir aos Postos de Saúde de cada bairro da cidade de Valinhos. 
Na terça-feira apresentamos o trabalho em sala, foi muito interessante,pois cada grupo trouxe algo diferente do Posto. Essa foi mais uma fase que superamos.
Falamos também sobre D.S.T.(Doenças Sexualmente Transmissíveis) e vários tipos de drogas com seus respectivs efeitos nocivos à saúde humana, assunto muito importante para nós adolescentes.
Começamos nessa semana um novo instrumental: "Desenvolvimento Pessoal"  e ja estamos preparando a Ação Comunitária.


* Para demonstrar a atividade externa desta semana, escolhemos um dos grupos para publicar seu trabalho aqui no blog: 


Posto de Saúde da Vila Santana
Alunos que fizeram a pesquisa neste posto: Damaris, Jaqueline e Cássio.

Fotos do Posto:












































































Semama de 22/03 até 26/03


   No dia 22-03, houve a 2ª aula de "Desenvolvimento Pessoal", nessa atividade, assistimos o filme "A janela de Johari", fizemos um auto conhecimento sobre nos mesmos, baseado no filme. 
No dia 23-03, começou a elaboração do projeto "Acão na Comunidade", planejamos o que deverá ser feito, houve a divisao de 5 grupos, cada grupo ficou responsável por algo que eles próprios escolheram, tais como: organização de vasos e plantas(no CEMOA), reciclagem de lixo, organização da biblioteca(no CEMOA), visita a creche e a visita ao "lar dos velhinhos". 
No dia 24-03 fizemos uma simulação de como gastaríamos o nosso primeiro salário. Logo após, montamos um guia para o consumidor jovem, falamos  sobre tudo que envolve dinheiro.
No dia 25-03, os alunos de 14 e 15 anos se uniram a turma do PET para fazer uma orientação profissional, divididos em grupos pela Paula, fizemos um gráfico com 15 profissões, o que elas fazem, quanto custa e outras informacoes. Foi bom para eles, pois vivenciaram um pouco da rotina do PET, para saber como vai ser daqui algum tempo.
No dia 26-03 houve aula com o docente Luiz, em sua aula teve as apresentações dos cartazes da aula anterior(Paula), e ele nos passou um pouco sobre teste vocacional.

Semana de 29-03 até 01-04 
Dia 29-03 os grupos de "ação comunitária" tiveram a chance de planejar ideias para o seu projeto.
No dia 30-03 foi feita uma revisão do que está sendo realizado no instrumental Desenvolvimento Pessoal. Os grupos do projeto leram o texto "O Difícil Facilitário do Verbo Ouvir" de Artur do Tavala, debatemos sobre o texto, sobre as dificuldades que o grupo está enfrentando, e apresentamos o que será feito no projeto para os outros grupos.
Dia 31-03 assistimos o filme "Escritores da Liberdade"e elaboramos um relatorio sobre o filme.
O grupo "Estrela do Amanhã" foi ensaiar a apresentação de fantoches.
Os grupos de "Ação Comunitária" pensaram em como por as ideias em prática e o grupo " Estrela do Amanhã" ensaiou novamente o teatro de fantoches, para poder apresentar para as crianças da creche.


Semana de 05/04 a 09/04


No dia 05 criamos uma empresa fictícia e representamos tudo o que nela deve conter. No dia 06 foi feito a separação de dois grupos(um para a parte de alimentação e o outro para a parte de artesanato). Cada integrante dos grupos ficou responsável por execer uma função na empresa, nas quais são: gerente, subgerente, gerente financeiro, caixa, vendedor, segurança, marketing, serviço gerais. Em seguida aprendemos como se monta um portifólio e com base nisso, cada grupo planejou como vai ser o portifólio após a conclusão do projeto.
No dia 07 tivemos mais um tempo para pensar em nosso projeto e terminar o portifólio.
O dia 08 foi um dia muito especial,pois a turma do PET, junto com o grupo responsável, foi visitar o "Recanto dos Velhinhos", próximo ao bairro Bom Retiro, em Valinhos. Houve muito entretenimento e diversão, foi muito legal e proveitoso. No dia 09 fizemos um relátorio sobre a visita e assistimos a um vídeo com uma palestra sobre desenvolvimento sustentável.


Semana de 12/04 a 16/04

No dia 12 fizemos a revisão sobre as aulas de "Atitude empreendedora". Foi passado o cronograma da semana, incluindo as palestras da "Semana da Juventude", no auditório muncipal de Valinhos. Foram vários os temas de palestras: Meio Ambiente, DST, gravidez, primeiro emprego etc.
Aprendemos o conceito sobre "plano de negócios".
No dia 13 fomos ao auditório assistir à palestra sobre o Meio Ambiente com o Diego Fernandes Alarcon (biólogo). Dia 14 assistimos o filme:" A corrente do bem", e fizemos um relatório sobre ele. No dia 15 o grupo do plantio de mudas colocou o seu projeto em prática, o grupo comprou novos vasos, e a sala trouxe as mudas de planta. Foi muito legal, pois foi mais uma ação pelo Meio Ambiente. No dia 16 houve mais duas palestras no auditório, uma de manhã (sobre a prevenção a gravidez e DST, prevenção a violência e abuso sexual com a psicológa Alessandra Resende e com a enfermeira Jussara de Paiva) e a tarde palestra sobre o 1º emprego com a Msª Lourdes Pereira de Souza.Também contamos com a presença de Fátima Colevate que é Técnica de Desenvolvimento Social do SENAC Campinas.
Todas as palestras foram muito boas, e o coral do CEMOA abriu todas as palestras. O coral do CEMOA "ARRASOU",veja as fotos:









Semana de 19/04 a 23/04


No dia 19 iniciamos mais uma aula sobre "Sistemas e Processos Organizacionais", ficamos sabendo o que é sistema, e logo após elaboramos um esquema sobre em que sistemas estamos inseridos na sociedade, foram muitos.


Identificamos problemas existentes nestes sistemas e eleboramos propostas para melhorá-los.
No dia 20 tivemos a 3ª aula de "Tecnologia", e a professora Paula nos passou alguns links sobre o excesso de uso do computador.
No dia 22 houve a continuação da aula de "Sistemas e Processos Organizacionais", esta nos deixou claro o que é sistema, quais são os seus processos e pelo que é composto. Assistimos ao video " A Fábula dos Porcos Assados" , que nos mostrou a visão, a missão e os valores do planejamento estrátegico, o F.O.F.A., e Análise SWOT.
Dia 23 nos dividimos em grupo e lemos um texto sobre vários tipos de sistemas, e cada grupo teve de interpretar e encenar sobre o que se pedia.

Semana de 26/04 a 30/04

 No dia 26 tivemos aula com o docente Luiz, sobre "Sistemas e Processos Organizacionais" e dentro deste tema ele falou sobre assertividade, quando a pessoa é passivo(a), agressivo(a) ou assertivo(a).
No dia 27 houve aula com a docente Paula, sobre o instrumental "Sistemas e Processos Organizacionais", e nesta aula tratamos sobre diretrizes estratégicas, negócios, planejamento estratégico, e sobre a missão,visão, e valores que cada um empresa pode possuir. Foi passada para nós uma tarefa, na qual tinhamos que ler um texto(mercado formal) e descobrir os tipos de empresas apresentadas. Os tipos de empresas tratadas por diferentes grupos, foram: ONGs, Empresa Pública, Cooperativa, Multinacional, Empreendimento Solidário, Sociedade Limitada e Sociedade Anônima.
No dia 28, o docente Luiz passou a 6ª aula sobre "Sistemas e Processos Organizacionais", passou alguns exercícios.
 No dia 29, a docente Paula nos passou uma tarefa sobre "Sistemas e Processos Organizacionais", na qual, ocorreu dentro da biblioteca . O sistema foi:  separarmo-nos em pequenos grupos para cada tipo de função a ser realizada, formando uma linha de produção para carimbar, restaurar, organizar e cadastrar os livros da biblioteca nova.  
No dia 30, foi aula de tecnologia com a docente Paula e o Silas, tivemos nesta aula , a oportunidade de planejar o portifólio, os grupos "Sabor Caipira" (da alimentação) e  "Viva Arte"(do artesanato), adiantaram a sua introdução, seu lotipo, já foi meio caminho andado. E o processo de organização da biblioteca está progredindo.





Semana de 03/05 até 07/05

No dia 03 tivemos aula de "Sistemas e Processos Organizacionais", no qual assitimos a um documentário "Ilha das Flores", de Jorge Furtado, que tratava sobre as condições de pobreza desta Ilha, onde as pessoas comiam lixo rejeitado pelos porcos. Houve a troca de Estações de Trabalho. Também assistimos ao documentário " O Segredo". No dia 04, na aula de "Sistemas e Processos Organizacionais", ficamos sabendo sobre mercado formal, mercado informal e econômia solidária, com base nisto preparamos uma atividade externa, foi separado grupos para cada item. No dia dia 05 houve aula de "Integração", foi a 17ª aula, debatemos sobre o "contrato de convivência", assinado por todos no 3º dia de aula. lemos o texto "O que é política?", fizemos um conceito sobre o texto. Dia 06, 18ª aula de "Integração", no qual lemos o texto "Oque são os três poderes?", fizemos um relátorio, e tentamos descobrir com os alunos da sala o nome dos políticos e os seus cargos. Os três poderes se constituem em: Poder Judiciário, Poder Legislátivo e Poder Executivo. No dia 07, houve a atividade externa, os grupos foram para os respectivos locais, no qual foi definido na aula de "Sistemas e Processos Organizacionais".


Semana de 10/05 até 14/05

No dia 10 tivemos aula de "Integração", no qual aprendemos a fazer uma planilha de custos. No dia 11 iniciamos o instrumental "Excelência no atendimento e relacionamento com o cliente", foi passado um texto sobre tipos de clientes e escala de clientes. Respondemos algumas questões, fizemos uma dramatização, na qual o restante da sala tinha que descobrir que tipo de cliente o grupo estava encenando. No dia 12, o docente Luiz continuou a aula de "Excelência no atendimento e relacionamento com o cliente", ele falou sobre situação, necessidade básica e necessidade adicional de uma empresa. Dia 13 preparamos os produtos de artesanato para a feira. Dia 14 foi aula de tecnologia, no qual continuamos o planejamento do portifólio.



Semana de 17/05 até 21/05

Dia 17 tivemos aula de Excelencia no Atendimento e Relacionamento ao Cliente, no qual assistimos ao filme ''A Procura da felicidade'', que mostra um homem empreendedor, que luta pelos seus sonhos. Dia 18 tivemos aula de E.A.R.C, novamente, com a docente Paula e assistimos aos documentarios:''Como se conectar com o cliente em 90 segundos ou menos'' e ''Erros e acertos no atendimento telefonico''. Dia19 assistimos a uma palestra sobre alimentação e nutrição, de como nos alimentar-mos bem, com a nutricionista Juçara.No dia 20 tivemos atividade externa,dentro da oficina E.A.R.C, no qual nos separamos em grupos para avaliarmos em estabelecimentos os codigos de defesa do consumidor. No dia 21 ocorreu aula de tecnologia, nessa aula finalizamos o portifolio das empresas de Alimento (Sabor Caipira) e de artesanato (Viva Arte) e os projetos de ação comunitaria, aprendemos a elaborar curriculos e navegamos em sites de empreendedorismo.


Semana de 24/05 até 28/05

No dia 24 tivemos aula com o docente Luiz sobre "Excelência no Atendimento e Relacionamento com o Cliente", ele passou formas de como atender vários tipos de clientes: o apressadinho, o desconfiado, avarento, curioso, lento, irritável, calado e orgulhoso .
No dia 25, 26 e 27 pudemos confeccionar os produtos que serão vendidos na Feira de Empreendedorismo, todos se empenharam ao máximo para que tudo saisse em perfeitas condições e de boa qualidade.
No dia 28 a docente Paula nos passou um livreto sobre "Etica e trabalho" do SENAC, onde os dois itens se relacionam. Lemos um capítulo que tratava deste assunto, e logo ápos respondemos algumas perguntas.



Semana de 31/05 a 02/06

Nestes dias foi aula de empreendedorismo, onde todos se empenharam para produzir os produtos da feira, cada um fez a sua parte, todos foram separados em pequenos grupos, em diferentes setores, onde cada um confeccionava os produtos. Contudo foram confeccionados portas-retratos, bandejas, caixas, lixeiras, tambores, pranchetas, saboneteiras e portas-trecos.
Não foi fácil produzir os produtos, mas também não foi impossível, pois é nas coisas difíceis que se tira o prazer de se sair vitorioso. Foi um prazer imenso ver todos o produtos terminados, pois sabemos que essa tem sido mais uma etapa cumprida pelos alunos do "Programa Educação para o Trabalho"-turma da manhã-1º semestre-2010.
Alguns alunos ficaram responsável por montar a bancada e o slogan. O grupo "Sabor Caipira" (alimentação) ficou responsável por montar a sua fachada e o seu slogan, e o grupo "Viva Art" (artesanato) ficou responsável por montar o seu. A gerência dos dois grupos comprou os enfeites para enfeitar a mesa, estamos na espectativa de que tudo vai sair em perfeitas condições, vamos torce por sucesso na nossa feira.



Semana de 07/06 a 11/06

No dia 07 nós organizamos o que faltava dos produtos da feira. No dia 08 a docente Paula nos passou aula de "Integração" onde o grupo "Sabor Caipira" e o "Viva Art" preparou o seu próprio chequelist, onde foi especificado o preço de cada produto.No dia 09 foi aula de integração onde resolvemos assuntos pendentes sobre a feira. No dia 10 asssistimos a vários documentários, o primeiro foi sobre "currículo com Márcio Guerlin" , "o empacotador" uma história real, onde ele faz uma inovação de como atender um cliente. "O problema não é meu" um desenho animado que ensina muitas coisas, como assumir responsabilidades. "O fim do emprego 1" e o "O fim do emprego 2" onde mostram a verdadeira realidade do mercado de trabalho e "Não seja um banana" onde o vendedor tentar vender um produto de mal qualidade a um preço absurdo. No dia 11 foi aula de tecnológia onde os grupos "Sabor Caipira" e "Viva Art" terminaram o portfólio.



Semana de 14/06 a 18/06

No dia 14 a docente Paula iniciou com nós o "Fórum Social" e o "Fórum Profissional", onde nos dividimos em grupos, um para cada fórum, e cada grupo ficou responsável por chamar alguém de cargo importante para debater com os alunos no CEMOA- sem limites sob diversos assuntos do mercado de trabalho. No dia 15 preparamos a atividade externa, escolhemos o local em que cada grupo iría chamar alguém para o fórum. Dia 16 ocorreu a atividade externa, e os respectivos grupos foram atrás das determinadas pessoas para debater no fórum. No dia 17 embalamos os produtos para vendermos na feira, e outros alunos terminaram o portfolio. Dia 18 chegou o grande dia da venda dos produtos na feira no CEMOA- sem limetes, onde todos se empenharam para fazer uma grande venda.