terça-feira, 27 de abril de 2010

Sistemas e Processos Organizacionais

Planejamento Estratégico

No planejamento estão incluídas três diretrizes básicas de estratégias: a Missão, a Visão e os Valores.
Essas diretrizes dão a forma da empresa e situam o público com relação a seus objetivos.

Missão:  Baseada em algumas perguntas-chave como "Quem somos?", "Para quem fazemos?", "O que fazemos?", "De que modo propomos fazer?", a missão delimita a finalidade da existência da empresa, está ligada diretamente a seus objetivos institucionais, motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.

Visão:  É o sonho da organização, aquilo que se espera realizar em determinado tempo.
Não devemos confundir MISSÃO com VISÃO: enquanto a Missão é algo sustentável, a Visão é mutável e deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam.

Valores:  Representam os princípios éticos, as regras morais, a preocupação com as pessoas, com o meio ambiente, etc.
Geralmente vêm associados aos seguintes temas: RH, Meio Ambiente, comunidade, qualidade, ética, imagem, cliente, inovação e tecnologia.



Referências:
Apostila do SENAC - PET Novas Conexões
Aula da professora Paula Bassan

2 comentários:

  1. A amizade melhora a felicidade e diminui a tristeza, porque através do amigo, duplicam-se as alegrias e se dividem os problemas.

    L. Eduardo

    ResponderExcluir
  2. "Se algum dia sentires a minha falta, olhe para o horizonte e toda vida que uma brisa leve tocar seu rosto, lembre-se: sou eu que te beijo em silêncio

    L. Eduardo

    ResponderExcluir

Palavras podem surtir um grande efeito.