segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aprender a aprender II

O método de ensino a que estamos habituados baseia-se na "decoreba".
Um bom exemplo disso é quando nos esquecemos do conteúdo logo após termos resolvido a prova, pois jogamos sempre fora aquilo que não nos é mais util.
O método Aprender a Aprender, visa mudar este quadro de forma que o aluno realmente aprenda a aprender, como próprio nome diz, e não apenas "engula" a matéria mastigada, decorando-a e descartando-a logo após.
Para isso é preciso desenvolver o lado crítico e também o lado criativo de cada aluno, baseando-se nos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO em 1999, que são:

Aprender a conhecer: preocupação em despertar no aluno os processos cognitivos (raciocínio lógico, compreensão, dedução e memória), mas principalmente o desejo de absorver esses processos, a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor, ajudando-os a desenvolver os dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico.

Aprender a fazer: colocar em prática aquilo que foi aprendido, saber comunicar-se não apenas transmitindo a informação mas sim interpretando-a e selecionando o que realmente lhe convém, aprender a conhecer e combinar culturas em geral. Resumidamente, aprender a fazer é aprender a viver por si próprio, com suas próprias criações e interpretações, não deixando-se enganar pela gama de informações, muitas vezes contraditórias e insensatas.

Aprender a viver com os outros: este pilar traz a aprendizagem de relacionamentos harmoniosos, através do auto-conhecimento e do conhecimento do outro. Visa o "combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Aposta na educação como veículo de paz, tolerância e compreensão(...)"

Aprender a ser:  Tendo como princípio o desenvolvimento total do indivíduo, esse pilar depende de todos os outros (que acredito, estejam interligados também) e através dele, espera-se formar alunos autônomos e independentes, capazes de analisar o que é bom para si, de estabelecer relações interpessoais, evoluírem e interferirem de forma consciente na sociedade.

Através desses quatro pilares e do método de Aprender a aprender, podemos mudar o rumo da educação no país, trazendo à escola as vivências e experiências necessárias para se formar um cidadão responsável e consciente, que aja com sabedoria e não seja só mais um no meio da "massa", que faça a diferença, que leia, que pense, que ame o próximo, que cuide do seu meio ambiente, enfim que viva harmoniosamente e de acordo com as leis de evolução da natureza.


Texto: Ana Gabriela Person Ramos

Fontes bibliográficas:

Um comentário:

  1. oi.eai galerinha o nosso blog esta bombando...que continue assim

    cassio

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Palavras podem surtir um grande efeito.